Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

03 OBTENHA RENDIMENTOS-PRINCÍPIOS PERMACULTURAIS

Assegure que está obtendo rendimento realmente útil
 como resultado do trabalho que está fazendo.

Este é um grande desafio com os projetos permaculturais ,pois temos  que  viver e  de forma  digna  e infelizmente no  princípio de  nosso propósito não conseguimos nos manter se  não tivermos  uma  renda  e ate mesmo  durante  o  projeto  sempre  haverá  uma necessidade ou uma  urgência  a ser sanada onde será preciso  um  recurso  financeiro.

E nada  mais  justo nos  mantermos  com os  recursos  que  possuímos ou  aprendemos  em nossas  oficinas confesso que  no é  muito difícil  pois  até criar  um  hábito na comunidade instalada e  confiabilidade nos  produtos demanda  um pouco de tempo e  esforço.
Nós  do Permamente  trabalhamos o  DESENVOLVIMENTO MENTAL através  da  divulgação  e praticas  de atividades permaculturais no  meio urbano  por  enquanto pois  ainda  não  estamos  com efetivo para  iniciarmos  as oficinas  no meio "Rururbano",apesar  de ter membros  que  por iniciativa própria  já  estejam  desenvolvendo  os  seus projetos  particulares.



Como  nossa  linha de ação inicial  esta focada  na questão da reeducação alimentar e  cuidado  com a terra através  da divulgação  da proposta  das "hortas  permamentes" e resgate das plantas  alimentícias  não  convencionais,temos  membros  envolvidos nesses assuntos  de vendas de mudas e trocas  de sementes de forma individual ,agora  como forma de manter o projeto e recursos para  divulgação estamos  vendendo as  composteiras .


Fabricadas de modo  artesanal onde fornecemos  mediante a  uma pequena  colaboração para mantermos  o projeto e  a subsistência deste membro que vos  escreve,lembrando  que passamos  todo o passo a passo para  aqueles que quiserem de graça.

A  luta  é  grande mas o  empenho é tamanho e não  vamos  desistir pois o SER PERMAMENTE sabe  o seu papel nesta ciranda da  vida  e como  já  disse  em outros  textos  somos  a diferença  que  queremos  no mundo e por  isso  não deisistir não faz parte de nosso  dicionário. 
Por um mundo  diferente um mundo permamente estamos  divulgando esta nova proposta de encarrar o mundo desta  filosofia de vida ,mudança de paradigmas vamos  sim pensar  no macro sem antes não  deixar de pensar no micro pois pequenas mudanças fazem uma  enorme diferença.

Mudando  os nossos  hábitos o  mundo muda junto vamos  seguir esta  máxima:
"A PALAVRA CONVENCE,O EXEMPLO ARRASTA!"


Obrigado  amigos  por  acreditarem dando força  para  que  a batalha não seja tão  árdua  quanto parece ,divulguem esta  pagina acessem  o  canal  no youtube e nossa pagina no face.
Paz e bem a todos.


segunda-feira, 1 de julho de 2019

Princípios da PERMACULTURA -2 Capte e Armazene energia.

2-Capte e armazene energia
Saudações PERMACULTORES .
Quero parabenizar a  todos que  estão acreditando e  divulgando esta proposta do Permamente fico  muito feliz  pela  evolução tanto no facebook  quanto aqui no blogger.
Ressaltando  que o Permamente  somos nós  e  o nosso agir que transmitira  nossa filosofia que  é  divulgar estudar  e aplicar  as técnicas permaculturais  em nosso  cotidiano iniciando  em nós  a mudança  que  queremos no  mundo.
Dando continuidade  aos princípios  da  Permacultura que  norteia  nossas  ações  vamos  falar hoje  o segundo  princípio.
Vivemos em um mundo com muitas riquezas coletadas de combustíveis fósseis, a qual viemos utilizando ao longo dos anos, e em consequência os estoques vem diminuindo. Precisamos aprender a economizar as riquezas que estamos consumindo . Algumas fontes de energia podem ser decorrentes do sol, ventos, água e recursos desperdiçados, pelo setor agrícola, industrial ou comercial com tudo  há muito  desperdício  em seu  armazenamento e distribuição.


 Não é uma tarefa fácil lidar  com  a energia, elas passam por sensações e percepções que podem ser difíceis de definir. Intuitivamente  nos  conectamos através das  sensações, do qual muitos de nós estamos aprendendo a reconhecer, escutar e valorizar.


No mundo externo este princípio se baseia na Lei da Economia que rege todos os sistemas naturais, onde nada é perdido, tudo se transforma. A Lei mais importante na ecologia, todos os seres vivos evoluem e aprimoram durante gerações suas estruturas para otimizarem os recursos disponíveis e evitar gastar o desnecessário.

A energia é captada e transformada em matéria, assim fazem as plantas com a luz solar e armazenam nutrientes em suas raízes, tubérculos e frutos, este último que servirá para a próximas gerações. Toda a cadeia alimentar é um exemplo claro desse fluxo energético e voltamos  no primeiro  princípio que é observar e  interagir pois observando  oc ciclos  naturais vemos que  não há disperdícios.

Soluciones solares: Sistema con bicicleta para cargar baterias
Armazenar energia = Não desperdiçar: Me parece que o segredo aqui é colocar num fluxo sadio, onde existam entradas e saídas constantes, pois assim funciona a natureza a bilhares de anos. Mas como ainda estamos aprendendo, muitas vezes perdemos muita energia o que nos impedem de armazena-las. As perguntas abaixo nos ajudam a perceber por onde a energia pode estar saído:
Tenho dedicado muito tempo forçando algo que não tem fluído?
Fico tentando convencer as pessoas?
Gero brigas por detalhes?
Meu local trabalho é desalentador?
Fico constantemente pensando no futuro ou no passado?
vamos  para  de  canalizar  nossa  energia em algo  que  não  tornara mais felizes  e sim contribuir para  drenar  nossa energia,vamos  cuidar  da  terra ,trocar  energias e distribuir  sorrisos enérgicos. 


Todos captamos, armazenamos, perdemos e doamos de muitas formas. A ideia aqui é trazer a consciência de que forma isso acontece, e se existe um equilíbrio de entrada e saída saudável na nossa vida.
Paz e  bem  a todos ,por  um mundo  diferente um  mundo PERMAMENTE.

APOIE  ESTA IDÉIA  JUNTE-SE  A NÓS "SER JÁ  DIFERENTE ,SER JÁ PERMAMENTE".


quinta-feira, 27 de junho de 2019

Produtor orgânico, Sítio Cosme e Damião.

Permacultura e Desenvolvimento Mental 

Ser Permamente é isto aliar o desenvolvimento físico ao mental é procurar interagir com aqueles que estão  fazendo a diferença  e trocar experiências para que está corrente se fortaleça é crescer junto é por a teoria em prática, aprender com quem realmente sabe, quem põe a mão na massa 
A visita foi bem produtiva por conhecer as técnicas de manejo utilizadas dando maior credibilidade a sua certificação como produtor orgânico para o Sítio Cosme e Damião do Sr: Paulo.

É um trabalho grandioso e valoroso e nós como consumidores consciente devemos apoiar consumindo mais produtos dessa origem. 
O Permamente incentiva as hortas caseiras assim como toda atividade de menor impacto ao meio ambiente e saúde alimentar.


 

terça-feira, 25 de junho de 2019

FOGÃO A LENHA,PERMAMENTE

Saudações Permacultores
A luta  diária  pode  até nos  parecer  difícil  mais  se olharmos  por  uma nova  perspectiva poderemos mudar  essa  história e  é por  esse  ideal  que o PERMAMENTE existe,por  um pensar  diferente  um pensar PERMAMENTE.
Dando continuidade a propósta  do projeto PERMAMENTE
Permacultura e Desenvolvimento Mental

Vamos  iniciar  nossa primeira  bioconstrução um fogão a lenha e nesse caso será  um  fogão foguete que  após pesquisar  em outros  blogs apareceu  como alternativa  mais  viável e  eficiente .
Lembrando  que  as  fotos  e matéria postadas abaixo são de  autoria  dos blogs sitados no  final reconhecendo todo  trabalho desenvolvido  pelos  membros  dos mesmo  e  aqui  apenas estamos  colaborando  para  divulgação da  idéia para nossas  futuras  construções,lembrando  sempre que "Um sonho  que  se  sonha  só  é  apenas  um sonho  que  se sonha  só" e  por  isso  preciso  do  apoio de  todos  nesta  empreitada.
Que nosso  dias sejam  felizes e que possamos dar  continuidade  as  atividades em harmonia  com  o  meio.




Fogão foguete (ROCKET STOVE)



O fogão foguete ou "rocket stove" como é chamado em inglês, é uma reinvenção do fogão a lenha tradicional. Trata-se de uma estrutura simples, construída em um formato que busca criar uma turbulência no ar que é aspirado pelo sistema, fazendo-o voltar para a queima antes de subir pela chaminé. O resultado é um fogão que produz mais calor com menos lenha pois os gases que não queimam completamente no fogão comum (característicos da fumaça branca), são redirecionados para a chama fazendo com que exista uma melhor eficiência da combustão, menos uso de lenha e também a emissão de gases menos agressivos na atmosfera.





Preparo da massa

Vamos aprender desde o preparo da massa (argila, areia, esterco e palha) até as proporções que devem ser seguidas para o bom funcionamento do fluxo de ar pelo equipamento.





A estrutura base


Após o preparo da massa, se executa a base do fogão, calculando a altura desejada da chapa e descontando o espaço que será ocupado pelo coração do foguete que possui o formato em "L". Podendo ser feito em qualquer material, porém preferencialmente em tijolos refratários, o coração do foguete deve ficar imediatamente abaixo da chapa como mostra a próxima imagem.



O coração do foguete

Após ser locado o coração do foguete, o vazio em seu redor deve ser preenchido com material que isole termicamente o restante da estrutura e neste caso foi utilizado cinzas de lenha. após esta etapa pode ser então colocada a chapa de ferro fundido e o fogo já pode ser iniciado.



Fogão acabado




fonte;Blog /PERMACULTURA NO PARANÁ








Preparando a massa!

Terra (subsolo) com traço de 20% de argila e 80% de areia + água + palha

Pode-se adicionar açúcar na massa, para aumentar a resistência do barro ao fogo.


FOTOS ILUSTRATIVAS :








FIQUEM COM DEUS.

PERMAMENTE 

PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL.

fontedeinspiração;
Espaçonaturalmente.blogspot.com.br

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Princípios e design em permacultura



PRINCÍPIOS E DESIGN EM PERMACULTURA

Permamente -permacultura e desenvolvimento mental

Dando continuidade ao objetivo proposto de divulgar o que é a permacultura seus pricícpios éticos e design vamos desenvolvendo um tema por vez para que juntos possamos fixar melhor a idéia.
Como já falamos a respeito do conceito e os três princípios éticos hoje falaremos sobre o primeiro dos doze restante para uma melhor convivência,espero que tenham uma ótima leitura e que se multiplique o aprendizado.

1. Observe e interaja
‘A beleza está nos olhos do observador’



Este princípio de observar e interagir foi um dos primeiros que adotamos no início de nossa jornada a mais de 20 anos atrás quando fundamos o GRUPO DE APOIO AO MEIO AMBIENTE,sempre falarei a respeito deste grupo pois foi a semente que plantamos para esta jornada atual.
nossas atividades era pautada em práticas ambientais,como caminhadas ,plantios e palestras.


E por isso nos tornamos um grupo diferenciado na época vivíamos no "mato" a observar a natureza,fazer poesias de amor na mata nosso amor era tamanho que parecia ingênuo.


Este princípio pode ser muito útil para as interações sociais, quando estamos criando vínculos com as comunidades locais e muitas vezes atropelamos um processo de aproximação e observação necessários para criar laços de confiança entre os envolvidos e aplicávamos mesmo organizando como já disse passeios para plantios ,limpezas de rios e até mesmo caminhadas de "integração ".

E tudo isso sem "sabermos",sem as informações que temos hoje,nossa bandeira era sobre a poluição dos rios e mares,destruição das floresta e despertar da consciência .Com aquele espirito juvenil queríamos mudar o mundo de uma só vez.

Vejo na PERMACULTURA um meio de aplicar essas ideologia de forma mais direta e mais completa pois agimos de forma local a mudanaça começa no micro não em macro ,começa em nós nos tornando a mudança que queremos no mundo e este exemplo arrasta.

Vamos observar e interagir mais com os sistemas pois as respostas são valorosas,aprendemos o tempo das coisas respeitando os seus ciclos.
Paz e bem a todos.
PERMAMENTE -PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL.


quinta-feira, 6 de junho de 2019

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PERMACULTURA

PRINCÍPIO ÉTICO DA PERMAULTURA

PERMAMENTE PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL

Boa semana a todos ,nada melhor que na semana do Meio Ambiente darmos continuidade a este tema que tem tudo a ver com a natureza e nosso relacionamento com ela .
E como um bebê vamos abrindo  os  olhos e se encantando com esta maravilha chamada PERMACULTURA que nos  faz resgatar valores  a muito esquecidos e nós do permamente promoveremos juntos  com uma rede amiga este resgate,espero que  gostem e participem desde sistema embrionário.
Boa viagem...

"A permacultura é um sistema de desenho fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável."




Inicialmente iriamos falar de ética e princípios mas optamos por dividir para  que a leitura seja de forma tranquila e os fundamento aqui expostos bem assimilados,falaremos dos PRINCÍPIOS ÉTICOS na permacultura.
Os fundamentos éticos da permacultura são guias para o uso da ferramenta de desenho e asseguram seu uso adequado dos doze princípios.

Para se estudar a  permacultura devemos entender que ela tem por base  três princípios éticos que são:
Cuidar da terra,Cuidar das pessoas e partilha justa.
 Eles formam a base do design em permacultura e também se encontram na maioria das sociedades tradicionais.          
As éticas são mecanismos que evoluem culturalmente regulando os interesses individuais, dando uma melhor compreensão dos resultados bons e maus. Quanto maior o poder da civilização humana, mais critica se torna a ética para a sobrevivência cultural e biológica.
No mundo em que vivemos em todo meio esta difícil de se lidar com a ética quando o que mais deveríamos é te-la com princípio e nosso papel como PERMACULTURES é resgata -la por onde atuarmos.
As éticas da permacultura foram elaboradas a partir de uma investigação sobre a ética de comunidades, evidências de culturas que tem existido em equilíbrio com seu ambiente, por um período maior que as civilizações mais recentes. Isto não significa que deveríamos ignorar os grandes ensinamentos da modernidade, mas para a transição para um futuro mais sustentável, necessitamos considerar os valores e conceitos fora das normas da sociedade atual.


CUIDAR DA TERRA


Entendemos  que a terra é uma entidade viva e como tal merece cuidados ,cuidado  de todas  as formas,não poluindo com lixões agrotóxicos monoculturas ,capinas em demasia enfim devemos  respeitar os ciclos,onde o  solo  agradece e nos  da em dobro se cuidarmos da maneira correta deixando  a terra respirar  e respeitando  as culturas  naturais daquela  região.Nós do Permamente procuramos observar  esses  ciclos  e dentro de nossas  limitações temos  colhidos  bons  frutos  dessa parceria com a terra.



Em  umas de nossas experiências transformamos  um lixão em meio a Mata Atlântica  em uma área produtiva nos  princípios de agrofloresta ,como sempre digo  estamos  engatinhando  temos  muito a  aprender mas  estamos  fazendo a nossa parte.




                                                           CUIDAR DAS PESSOAS



O cuidar das pessoas começar por cuidarmos de nós  mesmo como sempre falamos :"Vamos  ser a mundança que queremos  no mundo."E  este princípio vem  bem antes do  PERMAMENTE ,pois  já praticavamos  com o GAMA esta  e  outras  éticas.



É muito gratificante ver a  família  e a comunidade envolvida no propósito de uma melhoria continua no  cuidado com o meio e principalmente numa reeducação alimentar a partir de uma alimentação saudável.Nossa meta  com ,HORTAS PERMAMENTE é trazer esta  cultura  de hortas caseiras e resgates do consumo  das Pancs que  nossos  ancestrais sempre consumiram.

 PARTILHA JUSTA

Como partilha justa  entendemos a distribuição do excedente pois  se cuidarmos da terra com amor envolvendo a comunidade sempre teremos uma boa resposta da terra com bons frutos e poderemos assim trocar  entre sim distribuindo para aqueles  que ainda não produziram o  excedente fomentando  uma relação saudável na comunidade.

É com estes princípios éticos que o PERMAMENTE procura desenvolver suas ações.


Recuperando  áreas antes improdutivas ,estimulando o plantio e auxílio mutuo e estimulando uma alimentação saudável com resgate  de culturas antigas.

Junte-se a gente neste movimento para  uma  melhor convivência com menor impacto.

Venha ser a "MUDANÇA QUE  VOCÊ QUER NO MUNDO."

SER JÁ DIFERENTE!!!

SER JÁ PERMAMENTE-PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL.






fonte de inspiração para este texto:https://permacultureprinciples.com/pt/pt_ethics.php


sexta-feira, 31 de maio de 2019

PANCS- Macarrão Permamente


Pancs
Plantas alimentícias não convencionais 

Permamente 
O Permamente sempre no intuito de ter novas experiências no ramo da Permacultura vem divulgando algumas alternativas para o consumo consciente e saudável é claro que estando no "caminho"somos meros aprendizes .
Compartilho com vocês o meu almoço de hoje.




Espero que goste e deixe sua opinião para que possamos aprimorar as práticas. 

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Conceito de Permacultura


                       CONCEITO DE PERMACULTURA


Saudações permacultores!
É sempre bom poder escrever e ainda mais de um assunto tão pertinente para o nosso propósito de desenvolvimento mental que é a permacultura.
Iniciaremos com o conceito de Permacultura que não podemos deixar fugir da originalidade de sua concepção:

A permacultura consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.




Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’


(Bill Mollison, 1999)



A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.



Segundo Rosemary Morrow, os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos assim:
É um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.
É uma síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais.
Toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover as necessidades humanas básicas, bem como as infraestruturas que as apóiam.

Estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.


A Permacultura foi criada nos anos 70 na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren. Desde lá, o termo evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande multidisciplinaridade.


 Tão simples assim!?
Depende da perspectiva em que nos encontramos e isto que nós(todo movimento) em pro da divulgação dos conceitos queremos descortinar e mostrar que é Simples sim e que só depende de nós nos propormos ser a mudança que queremos no mundo começarmos por ações simples no cotidiano e assim alcançarmos a tão almejada integração.Vamos seguindo o fluxo em dose pequenas ,hoje um 'SIMPLES' conceito e no decorrer das próximas postagens vamos aprendeno mais um pouco sobre o 'permear' da humanidade.paz e bem a todos.
PERMAMENTE -PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL








Simples assim!

quarta-feira, 22 de maio de 2019

4 Super dicas para fazer a sua Composteira Doméstica


Composteira Doméstica Permamente 


Como construir  a sua composteira doméstica em 4 passos.

1-Adquirir três galões plásticos de 20 litros cada.
Atente para que não seja de produtos químicos.
Lave-os bem .


2-Separe duas tampas e corte o Centro deixando uma aba de aproximadamente 1 centímetro.
Estas abas serviram para sustentar os dois galões acima.
Uma no primeiro e outra no segundo, lembrando que a contagem é de baixo para cima.

3-Nesta etapa deverás  fazer em dois galões  furos no fundo dos menos deixando aproximadamente 1,5cm a 2 cm sem furos no espaço correspondente ao encaixe das tampas vazadas.
Após fazer os furos no fundo dos dois galões fazer o mesmo em todo contorno na altura das alças desses galões. 
Esses furos laterais facilitam a ventilação e é um dos fatores que colaboram para não emissão de odores característicos. 

Por ser um decomposição aeróbica. 
4-No último galão ainda intacto instale uma torneira para coletar o adubo líquido. 
Ultimado a tampa que está intacta também para fechar o terceiro.


Conforme for enchendo a Composteira muda-se a posição dos dois galões superiores, existem textos que recomendam utilizar 2 galões e só colocar o terceiro quando o segundo estiver completo, também acho viável apesar de não fazer aqui em casa.

Existem várias versões deste modelo de Composteira, alguns colocam telas etc ,também acho correto mas o que está dando certo comigo é este que lhes apresento espero que gostem e divulguem. 
Segue abaixo um lindo vídeo de meu "Filhote "Wagner Moreno explicando  sobre compostagem para um trabalho  que iria apresentar no Colégio .
Aproveitem e deixem um like no canal que está em desenvolvimento.