Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2019

PANCS- Macarrão Permamente


Pancs
Plantas alimentícias não convencionais 

Permamente 
O Permamente sempre no intuito de ter novas experiências no ramo da Permacultura vem divulgando algumas alternativas para o consumo consciente e saudável é claro que estando no "caminho"somos meros aprendizes .
Compartilho com vocês o meu almoço de hoje.




Espero que goste e deixe sua opinião para que possamos aprimorar as práticas. 

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Conceito de Permacultura


                       CONCEITO DE PERMACULTURA


Saudações permacultores!
É sempre bom poder escrever e ainda mais de um assunto tão pertinente para o nosso propósito de desenvolvimento mental que é a permacultura.
Iniciaremos com o conceito de Permacultura que não podemos deixar fugir da originalidade de sua concepção:

A permacultura consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.




Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’


(Bill Mollison, 1999)



A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.



Segundo Rosemary Morrow, os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos assim:
É um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.
É uma síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais.
Toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover as necessidades humanas básicas, bem como as infraestruturas que as apóiam.

Estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.


A Permacultura foi criada nos anos 70 na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren. Desde lá, o termo evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande multidisciplinaridade.


 Tão simples assim!?
Depende da perspectiva em que nos encontramos e isto que nós(todo movimento) em pro da divulgação dos conceitos queremos descortinar e mostrar que é Simples sim e que só depende de nós nos propormos ser a mudança que queremos no mundo começarmos por ações simples no cotidiano e assim alcançarmos a tão almejada integração.Vamos seguindo o fluxo em dose pequenas ,hoje um 'SIMPLES' conceito e no decorrer das próximas postagens vamos aprendeno mais um pouco sobre o 'permear' da humanidade.paz e bem a todos.
PERMAMENTE -PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL








Simples assim!

quarta-feira, 22 de maio de 2019

4 Super dicas para fazer a sua Composteira Doméstica


Composteira Doméstica Permamente 


Como construir  a sua composteira doméstica em 4 passos.

1-Adquirir três galões plásticos de 20 litros cada.
Atente para que não seja de produtos químicos.
Lave-os bem .


2-Separe duas tampas e corte o Centro deixando uma aba de aproximadamente 1 centímetro.
Estas abas serviram para sustentar os dois galões acima.
Uma no primeiro e outra no segundo, lembrando que a contagem é de baixo para cima.

3-Nesta etapa deverás  fazer em dois galões  furos no fundo dos menos deixando aproximadamente 1,5cm a 2 cm sem furos no espaço correspondente ao encaixe das tampas vazadas.
Após fazer os furos no fundo dos dois galões fazer o mesmo em todo contorno na altura das alças desses galões. 
Esses furos laterais facilitam a ventilação e é um dos fatores que colaboram para não emissão de odores característicos. 

Por ser um decomposição aeróbica. 
4-No último galão ainda intacto instale uma torneira para coletar o adubo líquido. 
Ultimado a tampa que está intacta também para fechar o terceiro.


Conforme for enchendo a Composteira muda-se a posição dos dois galões superiores, existem textos que recomendam utilizar 2 galões e só colocar o terceiro quando o segundo estiver completo, também acho viável apesar de não fazer aqui em casa.

Existem várias versões deste modelo de Composteira, alguns colocam telas etc ,também acho correto mas o que está dando certo comigo é este que lhes apresento espero que gostem e divulguem. 
Segue abaixo um lindo vídeo de meu "Filhote "Wagner Moreno explicando  sobre compostagem para um trabalho  que iria apresentar no Colégio .
Aproveitem e deixem um like no canal que está em desenvolvimento. 

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Plantas alimentícias não convencionais .

PANCS
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS 

PERMAMENTE

Um pouco do que podemos encontrar em nosso quintal de forma espontânea. 
Este vídeo foi gravado no quintal de casa em Petrópolis mostrando que em um pequeno espaço podemos ter uma variedade de espécies que podemos experimentar como PANCS,uma dica legal é iniciarmos nossa pesquisa em nossa quintal espero estar colaborando para o nosso desenvolvimento em prol de uma qualidade de vida, uma vida diferente ,uma vida Permamente.  

Permacultura e Desenvolvimento Mental. 
Peço desculpaspela qualidade da filmagem ,mas saibam que foi feito com muita vontade de acertar , conto com sua colaboração para que possamos desenvolver juntos.
Paz e bem a todos.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Canteiro de bananeiras

        PERMAMENTE
Permacultura e Desenvolvimento                          Mental
Canteiro de evapotranspiração, canteiro bioséptico,canteiro de bananeiras, canteiro Verde entre outros são muitos os nomes que damos a este sistema de tratamento de "águas negras" que são as provenientes do nosso esgoto sanitário de uma forma que não  podia o solo e ainda sirva de nutriente para algumas plantas de folhas largas segue a baixo um modelo de canteiro finalista no prêmio Tecnologia social promovido pela fundação Banco do Brasil 2009.
Desejamos um bom proveito deste conteúdo.


            CANTEIRO BIOSÉPTICO



Tecnologia finalista no prêmio Tecnologia Social 2009 promovido pela Fundação Banco do Brasil.
Conhecida popularmente por “fossa de bananeiras”, é uma técnica de tratamento de efluentes domésticos desenvolvida pelo Ecocentro IPEC para solucionar o problema da poluição existente em zonas urbanas e periféricas com os efluentes dos sanitários convencionais jogados em ‘sumidouros’. Vale lembrar que, em comunidades com mais de 500 habitantes/km2, a biologia do solo não consegue realizar a eliminação completa de patógenos e, particularmente onde o lençol freático está próximo da superfície, o problema pode chegar a sérios riscos para a saúde pública. Por isso, o canteiro bio-séptico é uma opção segura, barata, bonita e sustentável ao saneamento básico.






Funcionamento
Ele é facilmente construído com materiais prontamente disponíveis no mercado e de baixo custo. Uma escavação de 1m X 1m X 4m é feita em nível no terreno e esta vala é repetida paralelamente. Dentro da vala é construída uma câmara para receber os efluentes e a construção é feita de com tijolos de 6 furos, tijolos maciços e meias-manilhas de concreto, de forma a receber os efluentes para um tratamento biológico híbrido.
O tratamento híbrido - O efluente é digerido anaerobicamente pelos micro-organismos presentes. Na medida em que o nível aumenta, o líquido alcança os furos dos tijolos e sai para uma segunda câmara preenchida com material poroso, como argila expandida, e propicia a digestão aeróbica da matéria orgânica e mineral. Nos quinze centímetros superiores da vala são plantadas bananeiras e outras plantas hidrófilas que fazem a evaporação do líquido remanescente.
Não há efluentes e as plantas produzem alimento de ótima qualidade.
As fossas sépticas largamente utilizadas na maioria das residências, apenas removem os sólidos, sem eliminar a contaminação por patógenos humanos. Elas precisam ser esvaziadas regularmente, e quando isto não ocorre a qualidade das águas subterrâneas fica comprometida.



No canteiro bio-séptico o funcionamento é diferente. Ele é um sistema completo, que associa a digestão anaeróbica (sem presença de oxigênio) a um canteiro séptico que digere toda a matéria orgânica na zona de raízes das plantas em conjunto com micro-organismos aeróbicos (com a presença de oxigênio). A água é evapo-transpirada, eliminando totalmente qualquer tipo de resíduo, além de produzir biomassa viva, inclusive frutos!
O plantio de espécies que gostam de muita água deve ser feito imediatamente. Estas plantas podem ser bananeiras, taiobas, bambus, entre outras.
Não plante nenhum alimento de raiz, como mandioca ou batata doce, pois os tubérculos estariam em contato com o efluente e não são comestíveis.


Os frutos (bananas, por exemplo) podem ser comidos, pois não existe perigo de contaminação.
Lembre-se que é necessário regar estas plantas até que estejam bem estabelecidas, mesmo que o sistema entre em funcionamento imediatamente, pois é necessário um tempo até que o líquido do esgoto alcance o nível das raízes.
O canteiro bio-séptico funciona como uma horta, porém recebe água de baixo para cima. Quando esta água (o esgoto) é pouca, é necessário regar para não deixar as plantas morrerem.
O resultado é um sistema sem efluentes, pois toda a água é absorvida e evaporada pelas plantas enquanto a matéria sólida (0,1% do volume total) é transformada em minerais inertes, que são alimentos para as plantas. É assim que a natureza sempre trabalhou para limpar a água poluída.
A presença de minhocas e outros organismos do solo, como cascudos e insetos, não se assuste, isto é sinal de que o seu sistema de tratamento está funcionando muito bem e o solo está ficando mais fértil! Estes organismos auxiliam na digestão.
Fonte: (tecnologia finalista no prêmio Tecnologia Social 2009 promovido pela Fundação Banco do Brasil).
O Permamente está para somar a todos  que desejam um mundo diferente com menos impacto possível estamos fazendo a nossa parte junte_se a nós e compartilhe este propósito.
Paz e bem sempre.


quinta-feira, 2 de maio de 2019

Dicas de como usar as Cinzas da churrasqueira .

         Uso das Cinzas nos canteiros.
Após ler um questionamento no grupo do qual faço parte no Facebook sobre Permacultura  resolvi pesquisar alguma coisa a respeito das cinzas de carvão da churrasqueira .Antes porem sempre me perguntei se não tinha nada que pudesse ser feito com as cinzas e restos de carvão ao invés de jogar tudo fora no lixo até que descobri que sim! Cinzas são um excelente adubo para as plantas! Porém (sempre existe um porém) com algumas condições que precisamos ficar atentos. Veja:

Se a cinza for de carvão vegetal ou de lenha queimada, ótimo, já é um bom início para ter um material que suas plantas elas vão adorar.

O que todo churrasco tem e que não é muito legal nas plantas é o excesso de sal e aquela gordura que pinga das carnes, linguiça, etc.Retire somente as partes "limpas".
Com todos os cuidados, ótimo, vamos alimentar e turbinar as plantas ou aquela composteira, porém (lá vem o porém...) evite que ao colocar nas plantas as cinzas entrem em contato direto com o caule, folhas, flores, etc. Aplique apena sobre a terra, misture com o substrato ao redor da planta que a irrigação irá fazer o trabalho de distribuir os nutrientes.

Outra utilizade das cinzas,é que ambas são excelentes para evitar formigas, lesmas e outros insetos que podem prejudicar suas plantas. Funciona como um excelente repelente natural para as plantas.

 Não  vire toda a cinza na sua planta... uma ou duas colheres de sopa ao redor de uma planta média sempre que for adubar sua planta já é suficiente. Tudo em excesso é ruim, até adubo. Coloque espalhado, misture com a terra e vá monitorando se sua planta.

 
O Permamente procura através de nossas dúvidas diárias  esclarecer procurando informações úteis para melhoria contínua.

Outras dicas de como usar cinzas de madeira como fertilizante.

Você pode usar as cinzas da lareira a lenha ou de uma fogueira para nutrir o jardim. As cinzas da madeira contêm a maioria dos nutrientes essenciais que as plantas precisam. Saber usá-las como fertilizante permite reciclar resíduos e, ao mesmo tempo, ajuda a manter um jardim exuberante.
Use as cinzas da madeira como um corretor de solo no início da primavera.
Quase todas as plantas se beneficiam do teor de potássio presente nas cinzas da madeira. Além disso, outros elementos das cinzas são benéficos para o solo e para o crescimento da planta.
Como as cinzas da madeira agem como um produto para calagem, elas reduzem a acidez do solo. Plantas que preferem solo ácido, como mirtilos, azaleias ou rododendros, não se desenvolverão se as cinzas forem incorporadas.
Use 9 kg de cinzas de madeira para cada 93 m² de terra, misturando-as completamente no solo. Deixar as cinzas em pilhas concentradas pode causar um acúmulo grande de sal em áreas do solo que possivelmente prejudicariam as plantas.
Espalhe cinzas sobre cada camada da pilha de compostagem. Elas ajudam a decompor a matéria orgânica enquanto se transformam em adubo.

Potencialize o solo argiloso usando cinzas de madeira. Elas soltam a terra e ajudam a reter mais ar.

Impeça o aparecimento de pragas de jardim usando cinzas de madeira.Espalhar uma camada fina sobre o canteiro repele larvas, pulgões, lesmas, caracóis e taturanas. Reaplique as cinzas após chuvas fortes.

Para manter as cinzas no local desejado, espalhe-as em um dia sem muito vento. Caso contrário, elas podem ser varridas pelas correntes de ar antes de se fixarem no solo.

Seja cuidadoso ao espalhar cinzas no jardim.
As cinzas contêm uma boa quantidade de hidróxido de sódio: um agente cáustico. Por essa razão, não as aplique em plantas jovens. Use luvas ao manusear esse material, bem como uma máscara respiratória para evitar inalar o resíduo. Além disso, proteja os olhos com óculos de sol ou um desenvolvido para proteção.
Evite usar cinzas de papelão, carvão ou madeira pintada. Esses materiais contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais para as plantas.
Monitorando a alcalinidade da terra.
 Para garantir que ela não se torne muito alcalina. Use um kit de teste para solo a fim de verificar os níveis de pH ou leve uma amostra de solo para um laboratório adequado para ser avaliada. Uma terra alcalina precisará de adição de enxofre.
Produza mais cinzas queimando madeira de lei em vez de madeiras macias. Ela renderá 3 vezes a quantidade de cinzas por cada 3,5 m³ de material do que a madeira macia.

Dicas
Adição de Urina nas Cinzas.

Adcione sua urina às cinzas da madeira. Um estudo recente  chamado "Urina Humana Suplementada com Cinzas de Madeira como Fertilizante em Plantações de Tomate e Seus Impactos sobre o Rendimento e Qualidade do Fruto”, constatou que a urina humana misturada com cinzas de madeira leva a melhorias substanciais na quantidade de tomates produzidos.

Avisos

Nunca use cinzas de madeira em plantações de batata, pois elas promovem o desenvolvimento da sarna de batata.
Evite misturar cinzas de madeira com fertilizante nitrogenado, pois pode resultar em amônia, um gás perigoso.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Divulgue nossa idéia junte se a gente ,ser já Permamente _PERMACULTURA É DESENVOLVIMENTO MENTAL.