PERMAMENTE
PERMACULTURA E DESENVOLVIMENTO MENTAL.
Em respeito a todos que vistam e até seguem,vou tentar manter uma frequência em meio esta turbulência que estamos passando e sempre que possível publicar algo.
Aproveitando que estamos com o tempo e o assunto é pertinente vamos fortalecer os princípios éticos que permeiam os doze princípios de planejamento da permacultura,sei que tem grupos que dizem ser cincos os princípios mas vamos nos iniciar por esses três que se apresentam pois se conseguirmos caminhar neste tripé já estaremos fazendo grandes avanços.
Segue um pouco do conceito de permacultura e seus princípios éticos,para fixarmos cada vez mais em nossa formação como permacultores;
Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” (Agricultura permanente) e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado.Eu estou criando o coletivo Permamente,como intuito de fortalecer as raízes e o tronco da permacultura incentivando o desenvolvimento mental através dos relacionamentos humanos.
Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Nos dias atuais, a permacultura transpassa desde da compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
E este equilíbrio que procuramos manter e difundir através das ações do Permamente,pois mesmo não estando próximo podemo criar uma coletividade universal de ideal comum que é a permacultura.
Atualmente a permacultura é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a nossa permanência como espécie na Terra.
A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra assim seja.
Hoje trataremos das três éticas que baseiam a permacultura.
Éticas da permacultura
Cuidar da terra
Cuidar das pessoas
Cuidar do Futuro
Muitos juntam Limites ao crescimento e ao consumo (Mollison, 1988) e a Partilha justa (Holmgren, 2002) e definem como os cinco princípios éticos o que gera alguma discordancia o que não deveria pois estamos neste propósito para somar e não dividir.
Cuidar da Terra
A Terra é uma entidade viva que respira. Sem cuidados e carinho, haverá consequências muito grandes para serem ignoradas e o que já esta acontecendo nos mostra o que estar por vir.
O crescimento orgânico, um ingrediente-chave na manutenção da vida na Terra e como observamos quando estamos cultivando o solo que tudo tem o seu tempo coisa que não estamos esperando,somos muito imediatistas .
Cuidar da Terra pode ser entendida como cuidar do solo vivo. O estado do solo é freqüentemente a melhor medida para a saúde e o bem-estar da sociedade. Há muitas técnicas diferentes para se cuidar do solo, mas o melhor método para saber se o solo está saudável é ver quanta vida existe lá,o permamente prega ações de interação constantes através de caminhadas plantios ,pois entendemos que temos que viver experiencias práticas para ampliar o amor.
Nossa florestas e rios são os pulmões e veias do nosso planeta, que ajudam a Terra a viver e respirar, proporcionando diversas formas de vida. Todas as formas de vida têm o seu próprio valor intrínseco, e precisam ser respeitados pelas funções que elas executam - mesmo se não as vemos tão úteis às nossas necessidades.
Reduzindo nosso consumo de "coisas", reduzimos nosso impacto sobre o ambiente, que é a melhor maneira de cuidar de todas as coisas vivas.
E por falar em desaceleração este momento que vivemos devido ao vírus esta nos fazendo refletir sobre todos esses fatores de consumo,pois sabemos que e um vírus que existe a milhares de anos nas florestas e só chegou a este estagio devido a nossa interferência em habitat antes selvagens
Amigos deixarei para falar de outros princípios amanha esperando maior participação dos senhores.
Espero que tenham gostado e que divulguem este blog do PERMAMENTE.
Vejam as postagens anteriores,deixem as suas opiniões e sugestões de melhora .
Se você sempre quis trabalhar em um blog e nunca teve oportunidade esta é a oportunidade que estava faltando,ente em contato para desenvolvermos esta idéia.
Paz e bem a todos T43.